V Jornadas da História dos Jogos em Portugal, na Guarda


As Jornadas da História dos Jogos em Portugal tiveram a sua primeira edição em 2012 por iniciativa da Associação Ludus e do Centro Interuniversitário da História da Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa, no âmbito do Projeto PTDC/HCT/70823/2006 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

As Jornadas da História dos Jogos em Portugal traduzem-se num encontro anual internacional, aberto a todos os interessados em jogos (matemáticos e tradicionais), sua história, filosofia, técnica, etc.

Em 2013, a segunda edição das jornadas, realizaram-se em Penafiel, tendo como entidade organizadora local a Associação para o Desenvolvimento Integrado, Sociocultural, Recreativo e Económico de Penafiel, decorrendo as mesmas nessa cidade. Sendo um evento anual, as III e IV Jornadas decorreram em 2014 e 2015, na cidade de Lisboa, abordando assuntos relacionados com os jogos em Portugal, a sua história, filosofia e a parte lúdica e científica dos mesmos.

Dando seguimento à tendência de itinerância das Jornadas, a Associação Ludus convidou a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda a organizar a 5ª edição destas jornadas.

A Associação de Jogos Tradicionais não só aceitou o desafio para organizar as V Jornadas da História dos Jogos em Portugal como ainda ampliou o seu âmbito tanto em termos de território como em termos de envolvência institucional e temática.

Neste sentido, as V Jornadas da História dos Jogos em Portugal serão dedicadas ao tema dos Jogos no Espaço Atlântico, vão decorrer na Guarda de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2016 e são uma organização de:
Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, 
Aquitaine Sports Pour Tous (França), 
Asociación Cultural la Tanguilla (Espanha), 
Associação Ludus, 
Instituto Politécnico da Guarda, 
Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 
Instituto Europeu de Ciências da Cultura P. Manuel Antunes, 
Cátedra Convidada FCT Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.

Mais informações podem ser consultadas em: 
ou em 


Sem comentários: