Culto Privado das Almas



“Ó vós que ides passando, lembrai-vos de nós que estamos penando” 


A AJTG, numa organização conjunta com a Câmara Municipal da Guarda, a Junta de Freguesia de Pêra do Moço vai realizar um percurso pedestre temático cultural e turístico no dia 23 de Março de 2024. O percurso tem ponto de encontro marcado às 9h na Menoita (freguesia da Pêra do Moço, Guarda) e pode ser usufruído por toda a família. É um percurso circular de 9km com grau de dificuldade fácil que encerra com um almoço na Menoita. Ao longo da manhã serão propostas actividades com jogos tradicionais, uma passagem pela Feira da Saúde na Rapoula e também será dinamizado um atelier para construção dos tradicionais ramos de páscoa. Todas as actividades são gratuitas mas exigem inscrição prévia. 

Este percurso vem na sequência do do projeto de levantamento cultural intitulado "O Culto Privado das Almas no Concelho da Guarda" realizado pela AJTG que constitui um importante acervo documental.

A atenção deste projeto de levantamento cultural e também do percurso proposto está centrada nas representações físicas desse culto, ainda relativamente abundantes, a que genericamente se dá o nome de “alminhas” mas que podem também ser “cruzeiros”, “pousos”, “cruzes” e “pedras de morto”. Está-se perante um acervo documental que remete para monumentos em granito que foram expressão do culto da alma, da crença nas almas penadas e seu encaminhamento, na crença nas almas errantes, da separação do espaço profano do espaço sagrado.

A AJTG tem a convicção que urge dar a conhecer essa riqueza como forma de minimizar a sua destruição e fomentar a sua preservação como elementos da paisagem rural, como elementos dos caminhos que apelam à oração e à evocação da alma. Neste sentido a AJTG disponibiliza publicamente o levantamento cultural realizado sobre o Culto Privado das Almas no Concelho da Guarda como pretexto de promoção cultural, turística e ambiental das freguesias da Guarda e, neste caso em particular nos territórios da Rapoula, Menoita, Verdugal e Pêra do Moço. Trata-se da segunda edição realizada neste contexto, tendo sido a primeira edição realizada em 2023 nas freguesias de Vila Fernando e Marmeleiro.  


Para mais informações podem contactar a AJTG através de email 

ajtguarda@sapo.pt ou telefone: 271221729


Inscrições devem ser realizadas até 20/03/2024 em: 

Ficha de Inscrição


 

 

 

 












1 comentário:

Admin disse...

Muito legal esse site de Jogos Grátis online