AJTG na Galiza



A AJTG participou na "II Mostra de Xogos Y Deportes Tradicionais", na Galiza. Esta actividade que decorreu na província de Lugo nos dias 29, 30 e 31 de Agosto de 2008 reuniu num espaço único em paisagem e beleza natural delegações oriundas de várias regiões espanholas. Como a AJTG foi a única colectividade portuguesa presente o acolhimento não podia ter sido mais carinhoso por parte de todas as delegações espanholas.


Para além da AJTG também estiveram presentes, a convite da própria AJTG e com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, os Chuchurumel que encantaram os galegos com a sua sonoridade repleta de afectos (http://www.chuchurumel.com/).

A AJTG fez-se representar com os jogos da Pedra; Panco; Burro; Pião; Piosca e Espeto.

Durante esta visita aproveitou-se para reforçar os laços entre instituições e obter maior conhecimento sobre as actividades realizadas noutros pontos do globo como também se quis dar a conhecer um pedacinho da nossa cultura e da nossa terra tão próxima da Galiza. Como nos dizia repetidamente um galego presente "Estrangeiros??? Vocês não - Eles!".

Por nós e no nosso coração fica um promessa: Galiza, até breve!

1 comentário:

Café Central disse...

Pois, lá foram eles de passeio outra vez.
Desta comeram mejillones de "As Rias Bajas" e já falam que pelo coração voltam outra vez.
è o costume, onde houver copos e comida, lá estão eles, os egoístas, os que não dão nada a ninguém.
E eu, que continuar a treinar afincadamente? Tenho a cabeça que nem um mártir de tanto partir......
Nem um recuerdo mereço?
Ai, ai, ai, ai. Acho que vou falar com o Quique Flores. Pode ser que no fim do mês me leve com ele, quando voltar para Valência.
A senhora presidenta já decidiu a aceitar o "parte-pratos-com-os-cornos" um jogo tradicional? è que isto já se pratica na minha famíli há muitos anos. Atão, eu era cachopo e já a minha avozinha, que Deus a guarde treinava todas as noites no meu avô e ele era uma alvo difícil porque como vinha com o copito, estrambulhava e não ficava quedo.
A Bem da Nação e da Cultura Popular,