Assembleia Geral eleitoral da AJTG no dia 25 de outubro de 2014

Eleições na AJTG para triénio 2014 – 2017

AJTG apresenta estratégia para novo mandato


A AJTG – Associação de Jogos Tradicionais da Guarda é uma entidade de utilidade pública que há 35 anos direciona os seus esforços no sentido de promover e salvaguardar a cultura lúdica tradicional.

Com sede na Guarda e com âmbito estatutariamente distrital, a AJTG tem demonstrado o seu papel fundamental no estudo e promoção das tradições e culturas, tanto a nível regional, como nacional e internacional.
Reconhecida ao longo do tempo pelo seu trabalho, tem-se evidenciado como uma instituição credível e dinâmica, compreendendo-se, desta forma, o sucesso das atividades realizadas, bem como o papel que desempenha no plano associativo nacional e internacional. De destacar a vice-presidência da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais, fruto de um trabalho sistemático realizado ao longo das últimas décadas em especial com associações oriundas de Espanha e França.
Porque projetos como o da AJTG só são credíveis e confiáveis se todos se envolverem no sentido de criar motivações e dinâmicas que potenciem a concretização dos objetivos, a AJTG propõe-se elaborar durante este mandato uma reflexão coletiva e um plano cooperado por todos para recentrar as atenções numa estratégia adequada às novas necessidades e aos novos interlocutores, baseada na identidade cooperativa da AJTG.

É com vista a este propósito que se tem provocado uma nova geração de colaboradores a assumir os destinos da AJTG, incorporando os órgãos sociais e assumindo responsabilidade na gestão estratégica, executiva e deliberativa da AJTG.

Neste sentido a AJTG foi a eleições no passado dia 25 de outubro onde a direção eleita, encabeçada por Norberto Gonçalves, aproveitou para apresentar as linhas orientadoras para este triénio. De destacar os seguintes pontos estratégicos: envolvimento da comunidade; desenvolvimento do conceito de núcleo museológico interativo; potenciar, em parceira, os pilares – desporto, turismo e cultura; reafirmação da AJTG enquanto entidade reconhecida na área etnográfica, cultural e lúdica. Em simultâneo foram lançados pequenos desafios como o apelo à comunicação social no sentido de abrir espaço para as tradições locais – histórias, crenças, lendas e jogos, para a qual a AJTG estaria disponível em colaborar de uma forma contínua e permanente; também foi sublinhado o conceito da cooperação interassociações, sendo que a AJTG se vai disponibilizar para ceder o seu espaço e parte do seu espólio bibliográfico a outras associações por forma a possibilitar o desenvolvimento de todos; foi mais uma vez referida a importância do Museu do Jogo e a revitalização da Escola do Jogo do Pau, cuja existência conta com mais de 25 anos, repletos de marcos importantes na promoção da região a nível nacional e internacional.

Depois de 35 anos de existência a AJTG continua a dar sinais claros de reforço da sua identidade, continuando a ter a capacidade de se reinventar.
AJTG – continuamos a jogar a tradição.



Corpos Sociais da Associação de Jogos Tradicionais da GuardaTriénio 2014-2017

Assembleia Geral 
PRESIDENTE – Henrique Jorge dos Reis Martins
VICE-PRESIDENTE – Fernado dos Santos Cabral
SECRETÁRIA – Ana Margarida Vaz Correia
VOGAL – Ana Augusta Barros Gonçalves Saraiva Matos Cruz
VOGAL – Tiago Miguel Martins Rodrigues


Direção  

PRESIDENTE Norberto  Alexandre Cabral Gonçalves
VICE-PRESIDENTE Elsa Alexandra Gonçalves Fernandes
VICE-PRESIDENTE Carlos Eduardo Costa Laginhas
SECRETÁRIO Nuno Filipe Costa Laginhas
TESOUREIRO  Maria Estela dos Santos Amaral
VOGAL – João Pedro Carvalho Ferreira
VOGAL – Miguel José Bandarra Pires Veiga

 

Conselho Fiscal 

PRESIDENTE  António Manuel Marques Saraiva
VICE-PRESIDENTE Mateus Andrade Coelho
SECRETÁRIO Arménio Simão Bernardo


Conselho Jurisdicional

António Manuel Antunes Ferreira    
Carlos Francisco de Sousa Carvalheira
Francisco Pedro Costa Martins


Sem comentários: